As lesões bucais são relativamente comuns e podem surgir por diversas razões, desde uma mordida acidental até condições mais sérias. No entanto, é fundamental prestar atenção a certos tipos de lesão que podem ser sinais de alerta para o câncer de boca, as quais necessitam de uma avaliação mais aprofundada. Mas afinal, quando lesões bucais se tornam um sinais de alerta?
Atenção aos sinais de alerta para o câncer de boca!
Lesões que persistem por mais de 14 dias sem sinais de melhora, alteração de cor, presença de feridas, bordas irregulares e/ou endurecidas podem indicar uma condição mais grave, como o câncer de boca.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de boca é uma preocupação significativa, com mais de 16.000 novos casos diagnosticados anualmente no Brasil.
Biópsia – uma ferramenta diagnóstica
Lesões persistentes podem indicar uma condição mais grave, como o câncer de boca e devem ser avaliadas por um estomatologista. Para tanto, o profissional pode lançar mão da biópsia. A biópsia é um procedimento cirúrgico onde uma pequena amostra da lesão é removida e avaliada em microscópio, o que permite observar a presença ou não de células cancerosas.
Ficar atento às lesões bucais e saber quando procurar um dentista espacializado faz uma grande diferença na sua saúde. Se você notar uma lesão bucal que persiste por mais de 14 dias, ou qualquer outro sinal preocupante, busque uma avaliação profissional. A biópsia é uma ferramenta importante para diagnosticar e tratar condições graves a tempo. A atenção a mudanças na sua saúde bucal são importantes para garantir o bem-estar e a prevenção de problemas mais sérios.
Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre lesões bucais, nos procure. A detecção precoce pode salvar vidas e garantir um tratamento mais eficiente.